Acções Individuais Testemunhos

sábado, 18 de junho de 2011

Henrique Rebello da Silva



Comandante - TAP



Venho aqui contar-vos resumidamente o que me levou a ser voluntário e o que tenho andado a fazer na minha ainda curta viagem.

Comecei a achar que para além de apoiar financeiramente projectos de voluntariado, apoio que acho muito importante, podia também dar um bocado de mim e do meu tempo livre. E não é preciso dar muito para fazer a diferença. Na nossa profissão temos muitas vezes folgas durante a semana enquanto a família está a trabalhar/na escola. Entre surfadas e afins, “almoçaradas” e coisas para tratar, sobra sempre algum tempo livre. Às vezes pensamos que há tanta coisa que não está bem no mundo que sozinhos e com pouca disponibilidade não conseguimos mudar nada mas isto não podia estar mais longe da verdade. Qualquer pequeno contributo, por menor que possa parecer faz a diferença para quem mais precisa.

Depois de alguma pesquisa, optei por ser voluntário na Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, uma instituição com quinhentos anos de história de serviço ao próximo. Pode-se escolher entre voluntariado com crianças, idosos, cultural ou na área da saúde. Escolhi com crianças porque é o que tem a ver comigo. Era realmente o que gostava de fazer. 

Fui colocado numa cresce/jardim infantil onde vou uma vez por semana dar afecto, brincar, ajudar em jogos educativos, ser um exemplo e uma referência masculina que algumas das crianças não têm. Paralelamente, vão aparecendo também outras iniciativas como a que actualmente estamos a fazer: uma recolha de alimentos para apoiar algumas das famílias mais carenciadas. Envolvi a escola dos meus filhos neste projecto, o que não só está a contribuir para o sucesso da recolha, como também contribui para a formação cívica destas crianças que felizmente vivem noutra realidade.


Há dias em que me apetece imenso ir mas há semanas em que o tempo livre não é muito e custa um bocado mas compensa, sempre. O balanço pessoal e o feedback tem sido muito positivo e é verdade o que se diz, que se recebe mais do que aquilo que se dá. 

Podem encontrar projectos de voluntariado diversos, não só na Misericórdia, é só escolher um que tenha a ver convosco. Vale a pena! 

Henrique

Sem comentários:

Enviar um comentário